A tomografia computadorizada (TC) trata-se de um método de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação x e permite obter a reprodução de uma secção do corpo humano em quaisquer uns dos três planos do espaço.

Diferentemente das radiografias convencionais, que projetam em um só plano todas as estruturas atravessadas pelos raios-x, a TC evidencia as relações estruturais em profundidade, mostrando imagens em “fatias” do corpo humano. A TC permite enxergar todas as estruturas em camadas, principalmente os tecidos mineralizados, com uma definição admirável, permitindo a delimitação de irregularidades tridimensionalmente.

O exame é extremamente rápido, confortável e com baixa dose de radiação. As imagens obtidas possuem alto padrão de qualidade, permitindo um diagnóstico com precisão.

A aplicação da tomografia computadorizada por feixe cônico é muito abrangente, podendo ser usada em todas as áreas da odontologia.

O feixe de raios-X é em forma de cone, uma nova tecnologia, o que difere da tomografia convencional, fazendo com que a dose de exposição ao paciente seja bem menor, similar ao conjunto de radiografias periapicais da boca toda (radiografia feita com pequenos filmes). Tem indicação para os estudos de implantes dentários (medidas do tecido ósseo), fraturas dentárias e ósseas, perfurações nas raízes dos dentes, perdas ósseas, patologias do complexo maxilo-mandibular (granulomas, cistos e tumores), localização de terceiros molares e dentes supranumerários.

Comparação da dose de radiação entre alguns exames

  • A dose de radiação de uma Tomografia Computadorizada de Tórax é de 5,8mSv.
  • A dose de radiação de uma Tomografia Computadorizada Cone Beam da Face (utilizada em Odontologia) é, em média, de 0,034 a 0,652mSv.
  • A dose de radiação de uma Radiografia Panorâmica é de 0,026 a 0,030mSv.
  • A dose de radiação de uma Radiografia Periapical é de 0,001 a 0,008mSv.